A Caminho da Onda Curta Digital

No auge das transmissões internacionais, fabricantes de transmissores e receptores, institutos de pesquisa e diversas organizações recentemente fundaram o Digital Radio Mondiale (DRM) International Consortium [Conselho Internacional do Rádio Digital Mundial]. Isto visa digitalizar a transmissão nas Bandas de AM - Longa, Média e Ondas Curtas - entre outras coisas melhorar significativamente a qualidade de recepção. A revista DW-PUS de Novembro de 1998 conversou com Peter Senger, Engenheiro Chefe da Deutsche Welle e presidente do Conselho Internacional DRM sobre as perspectivas desta iniciativa sobre o futuro das transmissões internacionais.

O conselho DRM está desenvolvendo uma técnica padrão válida em todo o mundo para a digitalização das bandas de AM. O que isto trará de bom para os ouvintes?
A tecnologia digital pode mudar o conhecimento fraco da presente propagação analógica, tal como a interferência e a qualidade insatisfatória de som do rádio em AM nesta era do CD e DAB - Digital Audio Broadcasting (Transmissão Digital de Áudio). A aumentada perturbação elétrica no ambiente doméstico tem aumentado o efeito sobre a qualidade de recepção na propagação analógica.

É necessário novos modelos de receptores para receber o sistema de transmissão digital e qual o custo que os ouvintes terão para possuir um?
Para usar as técnicas de propagação digital com DAB ou DVB - Digital Video Broadcasting, as pessoas necessitarão de novos modelos de equipamentos receptores para as Ondas Curtas digital. Por razões técnicas, isto é inevitávil. Inicialmente, os receptores estão para poder receber e tornar audível ambos, o analógico convencional e a futura transmissão digital. Porque o conhecimento técnico pode ser usado para digitalizar as bandas de AM, os custos de desenvolvimento da tecnologia de transmissão e recepção será abaixo do que eles planejaram para a DAB. As primeiras estimativas indicam que um receptor ajustado custará mais ou menos 50 dólares a mais do que um bom receptor analógico. Esse será um preço inicial pelo qual, como a experiência tem mostrado, cairá muito quando crescer a aprovação. Também teremos a possibilidade de reequipar receptores para a recepção em AM digital. Isto poderá ser um prendimento externo para o aparelho analógico. Têm-se conversado sobre isto com os fabricantes de receptores.

O que pode as pessoas esperar da transmissão de rádio em AM digital no início?
Mediante firme esquema do Conselho DRM, espera-se enviar a proposta do sistema de transmissão de AM digital para a União Mundial das Telecomunicações em Genebra em Outubro de 1999. Provavelmente em dois anos passaremos da conclusão para o subsequente trabalho de coordenação internacional para aprovação de uma técnica globalmente válida. Após o que a indústria de receptores estará produzindo protótipos enquanto as transmissões iniciará paralelamente com a propagação analógica. Além do mais, esperamos um período de transição de 15 a 20 anos para o sistema de transmissão para as bandas de AM serem estabelecido em todo o mundo. Durante este período, a transmissão analógica continuará, também.

Cabo, satélite e Internet realmente provêm uma boa qualidade de recepção. Por que as transmissões da Deutsche Welle continuarão em Ondas Curtas?
A grande vantagem das Ondas Curtas é que com a transmissão terrestre, os programas são levados aos receptores móveis e portáteis numa área alvo e em qualquer tempo. Do mesmo modo com a transmissão internacional, devemos continuar usando todos os canais disponíveis para poder atingir nossos ouvintes. Começamos 45 anos atrás transmitindo as Ondas Curtas convencional com transmissão analógica. Quando lançamos a DW-tv em 1992, após a unificação alemã, era inicialmente analógica. Enquanto isso passamos a transmitir sucessivamente TV digital para Ásia e África no padrão. DVB. Logo será aumentado com a propagação para a Europa. Em adição a isso, oferecemos as estações interessadas na transmissão livre de nosso programa em estações locais ou por cabo. Pela Internet você pode copiar um programa da DW-radio para dentro de seu computador, para depois escutar. Assim como não há perda na digitalização das bandas em AM que agora toma forma pelo mundo todo e sendo uma das alternativas que estará prestes a começar, nós continuaremos mantendo as Ondas Curtas.

Qual o papel que a Deutsche Welle desempenha como um dos membros fundador do Conselho Internacional DRM?
Para os próximos dois anos a Deutsche Welle mantém a cadeira de Presidente do Conselho por meio de mim. Também estaremos ativamente envolvidos no trabalho em grupo desenvolvendo o futuro sistema de transmissão digital. Quando o tempo disto chegar, nós avaliaremos a capacidade de transmissão para conduzir os testes de experiência prática com a nova tecnologia de transmissão.

Que efeito o sucesso da iniciativa da DRM terá sobre as transmissões?
Nós asseguramos que o futuro da transmissão digital custará somente 10% dos custos da presente eletricidade para se conseguir o idêntico que conseguimos com a transmissão convencional analógica das Ondas Curtas. Nós esperamos melhorar a qualidade de recepção levando os ouvintes a aprovarem as transmissões em AM, novamente. Em adição a melhor qualidade de som, com a era da Onda Curta Digital será também muito confortável procurar sintonizar as transmissões em Ondas Curtas. No atual sistema analógico nem sempre traz conforto porque, em contraste com a transmissão doméstica, em muitos casos algumas frequências não são sempre usadas e os programas em algumas línguas somente funcionam em certa hora. Este problema será resolvido com a introdução da transmissão digital porque cada programa virá com um breve sinal identificador. Esse sinal será capaz de ser sintonizado quando se mantém pesquisando através das bandas de onda para desejado programa até uma adequada recepção do sinal ter sido estabelecido.

Entrevista concedida a Harald Kuhl.

Voltar